Clima Organizacional



O ambiente de trabalho, pode ser definido como o impacto de curto prazo de fenómenos relacionados com o ambiente que se vive numa organização no comportamento dum indivíduo ou grupo de indivíduos.

“O mundo mudou e, às vezes, as pessoas não dão conta disso”

 

O trabalho, além de possibilitar crescimento, transformação, reconhecimentos e independência pessoal-profissional, dependendo do "clima" organizacional existente no grupo, também causa problemas de insatisfação, desinteresse, apatia e irritação. Se não for tratado, um mau clima ou um clima desajustado, irá transferir os seus sintomas diretamente para o público-alvo (clientes, consumidores, ...).

 

O "clima" organizacional traduz o ambiente interno existente entre os membros da organização. Quando há elevada integração entre os membros e estes com o trabalho e a organização, o "clima" organizacional eleva-se e traduz-se em relações de satisfação, animação, interesse, colaboração, etc.. Daí que, o gestor de um grupo de pessoas, perante estas condições, terá melhores oportunidades de conduzi-los ao sucesso.

 

Entretanto, quando há baixa integração entre os membros de uma ou mais equipas, seja por frustração ou barreiras à satisfação das necessidades, o "clima" organizacional tende a piorar. Passam a surgir estados de depressão, desinteresse, apatia, insatisfação, etc., podendo em casos extremos, chegar a actos de agressividade, revolta e inconformidade. Nestes casos, ao contrário das equipas motivadas e de fácil condução, os gestores enfrentarão apenas sérios problemas.

 

Reflexão:

 

“para alguém fazer bem o seu trabalho, é necessário que saiba, que possa e que queira fazê-lo.

        Saber, é uma questão de conhecimento, habilidade ou atitude.

        Poder fazer, é uma questão de ter e poder usar recursos necessários.

        Querer fazer, é uma questão volátil que depende do estado de espírito, do ânimo, da satisfação das pessoas quando realizam o seu trabalho.

 

Logo, o “querer fazer”, está associado ao clima organizacional, que muitas vezes é onde encontramos as causas da má qualidade dos trabalhos realizados.”

 

O "clima" tem a ver com os fenómenos quotidianos de satisfação/insatisfação, empenhamento, disponibilidade, estado das relações entre os diversos agentes da organização, e que normalmente se criam e se modificam em espaços de tempo muito curtos, que podem ir de algumas horas a alguns meses.

 

Comparando a organização com uma pessoa, poderemos dizer que corresponde a cultura da organização ao carácter / personalidade da pessoa, e o clima à sua disposição / estado de humor.

 

A forma mais usada para avaliar o "clima" duma organização, tem sido os inquéritos, que visam, no essencial, medir o grau de satisfação ou insatisfação dos colaboradores duma determinada organização, unidade de negócio, sector, etc., e num determinado momento, e se possível detetar as suas causas.

 

 

 Benefícios

 

Avaliar Comprometimento, Atitudes e Comportamentos do Capital Humano da organização.

 

Conhecer as CAUSAS que influenciam o Capital Humano, da organização.

 

 

 Resultado (alguns resultados síntese e de detalhe de um diagnóstico realizado)










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